Parque Suiça
Um Pedaço do Paraiso
Parque Suiça

Galeria dos Moradores

Nesta página o usuário poderá postar imagens de animais, plantas, flores, bichos, etc..
Banner

Como funciona a reciclagem do óleo de cozinha:

 

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente.
Portanto, não deve ser descartado de forma incorreta, a exemplo de ser jogado na pia da cozinha, na rede de esgoto, fontes de água ou em terrenos baldios.

 

Quando jogados na pia da cozinha, permanecem depositados, formando uma camada que podem provocar entupimento dos canos. Equivocadamente, as pessoas tem por hábito jogar produtos químicos nos canos para evitar o entupimento e também desentopem utilizando esses mesmo produtos, causando um problema ainda maior, pois esses produtos químicos, somados com o óleo de cozinha, são altamente tóxicos, poluindo ainda mais o Planeta.

Quem opta por descartá-lo na rede de esgoto, ignora que esse óleo espalha-se na superfície dos rios e das represas, causando danos inclusive à fauna aquática.

O óleo depositado sobre o solo provoca uma impermeabilização, o que contribui para que as enchentes sejam ainda mais graves. Além disso, também contribui com o efeito estufa, na medida que elimina gás metano (21 vezes mais agressivo que o carbono) quando em decomposição com a água da chuva.

Diversas são as possibilidades de reciclagem desse produto e muitas cidades já estão mobilizadas com a sustentabilidade do Planeta, criando métodos de reciclagem desse produto utilizado em frituras e, dentre elas, destaca-se a produção de resina com esse óleo que é utilizada para: tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel.

Em projeto desenvolvido pelos JOVENS EMBAIXADORES AMBIENTAIS, do Programa Nações Unidas para o Meio Ambiente, e premiado pela Universidade de São Paulo (USP), teve sua pesquisa voltada para a produção de biocombustivel a partir da reciclagem do óleo de cozinha.

Com o projeto Biodiesel em casa e nas escolas, envolvendo universitários, escolas e empresas, cerca de 100 toneladas de óleo de cozinha mais uma vez tem destino produtivo, ou seja, transformar-se em combustível 100% renovável.

Receita de sabão a partir do óleo de cozinha:

Sabão feito com óleo de cozinha
Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado
350 g de soda cáustica em escama
350 ml de água
Modo de preparo
Dissolva a soda cáustica na água em uma vasilha reforçada, pode ser uma lata de tinta de 18 litros. Reserve.
Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada a 60ºC. Apague o fogo e, em seguida, acrescente a soda, já dissolvida, e mexa até engrossar por 20 a 30 minutos. Despeje o conteúdo em fôrmas de sabão e aguarde a secagem.
IMPORTANTE: ao dissolver a soda cáustica, use luvas e óculos de proteção para evitar acidentes.
LEMBRE-SE: deixe o sabão em descanso depois de pronto por alguns dias, antes de usá-lo.

Quem desejar colaborar doando óleo de cozinha utilizado para frituras,deve proceder da seguinte forma:espere o óleo esfriar,se possivel coe,e com um cone coloque-o em uma garrafa pet(de refrigerante).Tampe bem e deposite no coletor,localizado na administração.

Artigos sobre sustentabilidade:
http://ambiente.hsw.uol.com.br/sustentabilidade-canal.htm